Nutrientes naturais vs. sintéticos - uma comparação

News

Cada vez mais pessoas tomam suplementos nutricionais regularmente, com o intuito de complementar a ingestão de certas vitaminas e minerais. Assim sendo, o mercado para este tipo de produtos cresceu em conformidade.

Aqueles que se debruçarem um pouco mais sobre este assunto rapidamente perceberão que mais de 90% dos produtos disponíveis atualmente contêm nutrientes fabricados sinteticamente. A questão que se coloca é se de fato existe uma diferença entre fornecer ao corpo vitaminas e minerais sintéticos em comparação com os de origem natural.

E, para responder a esta pergunta, claro que os nutrientes naturais estão quilômetros à frente de seus equivalentes sintéticos. Mas porquê?

 

Biodisponibilidade dos nutrientes naturais

Os nutrientes naturais têm um nível de biodisponibilidade significativamente mais alto, o que significa que o nosso corpo consegue absorvê-los muito mais facilmente.

A tabela seguinte ilustra os diferentes níveis de biodisponibilidade, usando como exemplo o magnésio.

É possível concluir que o magnésio natural derivado da água do mar, usado nas nossas Cápsulas de Magnésio Natural, é superior a todas as outras formas deste mineral.

O mesmo se aplica a outras vitaminas e minerais. A forma natural é sempre superior à sua contraparte sintética. Mas por que razão?

Na natureza, os nutrientes estão sempre agrupados. Vejamos, por exemplo, o caso da vitamina C. Produtos com vitamina C sintética contêm quase sempre apenas uma substância isolada, o ácido ascórbico.

Por outro lado, na vitamina C natural, o ácido ascórbico é apenas um de muitos componentes. A vitamina C contém também bioflavonoides e outras substâncias vegetais secundárias que a complementam. São estas substâncias que ajudam o corpo a absorver e utilizar a vitamina C.

Tolerância a nutrientes naturais

Os nutrientes naturais são muito mais toleráveis pelas pessoas, o que significa também que têm menos efeitos secundários. O homem faz parte da natureza e nossos corpos evoluíram para subsistir com alimentos naturais.

Como os nutrientes sintéticos são substâncias individuais, e não vitaminas e/ou minerais completos, o nosso corpo não possui os cofatores que necessita para os processar.

O corpo terá, então, de obter esses cofatores de outros processos metabólicos. A questão é que estes poderão estar ausentes ou, na pior das hipóteses, poderão até nem estar à disposição do corpo. Como resultado, os nutrientes sintéticos podem nem ser utilizados, sendo apenas excretados pelo corpo.

 

Reações alérgicas a nutrientes sintéticos

Nos últimos 50 anos, o número de pessoas com alergias aumentou bastante. Neste mesmo período, a proporção de alimentos e nutrientes que são fabricados industrialmente aumentou a uma taxa semelhante.

Há muito que os cientistas estabeleceram uma relação entre os nossos hábitos alimentares e o aumento da ocorrência de alergias.

De notar que os nutrientes naturais não são normalmente associados a reações alérgicas.

Conclusão

Os nutrientes naturais são superiores aos seus equivalentes sintéticos em todos os aspetos e devem sempre ser favorecidos.

No passado, o facto de os nutrientes naturais serem significativamente mais caros constituía um problema, e era a razão pela qual muitas pessoas optavam por alternativas mais acessíveis – apesar de muitas vezes esses produtos nem valerem o seu preço.

A Surpresa Natural oferece uma seleção variada de suplementos nutricionais feitos à base de nutrientes naturais e com um preço muito competitivo.

 

Surpresa Natural — nutrientes de alta qualidade provenientes da natureza

RELATED ARTICLES