Como é que a insulina afeta o seu plano de perda de peso?

News

O termo “insulina” é frequentemente associado com a diabetes. No entanto, poucas pessoas sabem que a insulina tem um papel fundamental no processo de perda de peso. É verdade que pode controlar o seu peso com dietas específicas e mudanças no seu estilo de vida, mas tudo pode ser em vão se não prestar atenção aos níveis de insulina do seu corpo.

Aqui está o porquê de a insulina afetar o seu peso e todas as rotinas dietéticas.

O que é a insulina?

Primeiramente, e antes de explorarmos a relação entre a insulina e a perda de peso, vamos entender o que é exatamente.

A insulina é uma hormona que ajuda a diminuir o nível de glicose no sangue. Composta por células beta do pâncreas, a insulina é libertada no sangue à medida que o nível de glicose aumenta, ou seja, logo após os alimentos serem consumidos.

Noutras palavras, a insulina permite que a glicose entre nas células do corpo, para depois ser usada ou armazenada. Desta forma, a glicose que pode ter sido produzida em níveis elevados não afetará a sua saúde.

Para pacientes diabéticos, os níveis de glicose continuam a aumentar após a refeição, uma vez que o corpo deixa de fornecer insulina de duas maneiras. Ou o corpo não usa esta hormona de forma eficaz, ou deixa de produzir insulina numa quantidade suficiente.

Em casos extremos, estas condições podem fazer com que a pessoa, no futuro, sofra de cegueira, danos nos rins ou nos nervos. Apesar de estes casos estarem relacionados com a diabetes, podem certamente ocorrer quando a insulina desempenha um papel na sua rotina de perda de peso.

É por isto que a regulação da insulina deve ser tida em conta quando fizer o planeamento do seu plano de perda de peso.

Como é que a insulina afeta o seu peso?

A insulina permite que várias células do seu corpo, como os músculos, o fígado e as células de gordura armazenem ou usem glicose.

Quando faz exercício físico, o número de calorias “queimadas” vai determinar se haverá ou não mais glicose armazenada. Em caso de não ter conseguido queimar calorias suficientes, a glicose nas células musculares e hepáticas é armazenada como “glicogénio”. O glicogénio é uma forma compacta e densa de glicose que, se for produzido em excesso, é armazenado como gordura pelas células.

Basicamente, se as suas células absorverem o excesso de glicose, o corpo irá convertê-la em gordura, prejudicando o seu plano de perda de peso. Logo, haverá a um aumento de peso, sendo esta a razão pela qual terá de controlar a sua dieta, exercício físico e ingestão de calorias.

Para um paciente diabético que optou pela terapia com insulina, este também pode ganhar peso, uma vez que o seu corpo absorve o excesso de glicose após cada refeição. Por outro lado, a diabetes que passa despercebida pode resultar em perda de peso, pois o corpo não consegue converter os alimentos em energia da forma adequada. A solução passará por consumir a certa quantidade de insulina para o aumento de peso.

Negligenciar a regulação da insulina pode levar a graves problemas de saúde, como a obesidade, doenças cardíacas ou cancro, adicionalmente aos casos acima mencionados. Para além disso, à medida que os níveis de insulina aumentam, com o tempo as células começam-se a tornar resistentes ao funcionamento desta hormona.

Devemos eliminar a insulina do nosso plano de perda de peso?

Embora a resposta possa parecer “sim”, a verdade é que não é. Não faz sentido eliminar completamente esta hormona da sua dieta. É com a ajuda da insulina que conseguirá atingir o seu peso natural, totalmente baseado no seu estilo de vida.

O aumento de peso torna os níveis de açúcar no sangue difíceis de controlar. Mas, durante o percurso da perda de peso, pode considerar aqueles primeiros quilos adicionais como um investimento para uma saúde melhor. Eventualmente, esta hormona pode ajudar a combater a resistência à insulina e a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Ao redefinir o seu plano de perda de peso, lembre-se que níveis regulares de açúcar no sangue são importantes, uma vez que contribuem para o ajuste às mudanças no seu estilo de vida, ajudando-o na perda de gordura e na regulação do peso corporal.

Para além disso, níveis elevados de açúcar no sangue só vão fazer com que se sinta cansado. Enquanto que níveis regulares de açúcar no sangue podem restaurar não apenas a sua energia, mas também dar-lhe mais força para viver um estilo de vida ativo.

Em vez de eliminar por completo a insulina, existem alguns ingredientes que neutralizam esta hormona e que ajudam a reduzir o peso corporal, as gorduras, a queimar calorias, etc. Vamos agora perceber que ingredientes complementam as suas mudanças de estilo de vida, em conjunto com a insulina.

Como incorporar a insulina no nosso plano de perda de peso

Ao redefinir o seu plano de perda de peso, certifique-se de que incorpora a quantidade certa de insulina. Para evitar complicações a longo prazo, evite cortar a insulina e priorize as alternativas que o ajudem a reduzir o peso.

Se em alguma altura achar que o melhor é consultar um médico, é recomendável que o faça. Mas, por agora, aqui estão algumas dicas que são usualmente adotadas.

Níveis de açúcar no sangue estáveis

Altos níveis de açúcar no sangue podem levar a um aumento de peso. Baixos níveis de açúcar no sangue também não são aconselháveis. No caso de baixos níveis de açúcar no sangue, o apetite tem tendência a aumentar, o que o leva a consumir mais alimentos para saciar a fome. Na maioria dos casos, as pessoas acabam por comer demais, inclusivamente mais comida de plástico.

A melhor solução é, claro, conseguir manter os níveis de açúcar no sangue estáveis. Dito isto, não precisa necessariamente de comer sempre a mesma comida, ou de ser menos ativo fisicamente. Tente manter um plano de dieta saudável e controle as suas calorias. E não se sinta mal se tiver um “cheat day” de vez em quando!

Conte calorias diariamente

Contar as calorias consumidas faz parte da maioria dos planos de perda de peso. O consumo de calorias em excesso leva a um aumento dos níveis de açúcar no sangue e aumenta o armazenamento de gorduras. A ingestão simultânea de insulina apenas melhora o processo.

Certifique-se de que come calorias suficientes, em proporção à quantidade que precisa de queimar. A quantidade de calorias que devem ser ingeridas diariamente varia e depende de fatores como a idade, o índice de massa corporal, a atividade diária e de possíveis problemas de saúde. Um nutricionista será a pessoa indicada para fazer o planeamento de calorias perfeito para a perda de peso.

Para isso, pode controlar as porções e manter um registo alimentar, para evitar comer mais do que as calorias necessárias. Com o tempo, com certeza irá aprender quais são as melhores proporções para si. E, eventualmente, poderá deixar de fazer um registo das calorias tão rigoroso.

Exercício físico regular

Manter um estilo de vida ativo mantém o seu corpo forte e saudável. O exercício físico regular ajuda a queimar calorias, a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis e a perder peso. Um adulto deve praticar exercício físico moderado diariamente para ficar em forma, como caminhar, andar de bicicleta, fazer hidroginástica, dançar, fortalecer os músculos, etc.

Para o uso eficiente de insulina, o seu plano de treino vai depender da quantidade de calorias ingeridas e de eventuais medicamentos que possa tomar.

Mudanças no estilo de vida

A parte essencial de um plano de perda de peso são as mudanças no seu estilo de vida. Não deve confiar apenas nos treinos, nas dietas ou nos medicamentos, se não fizer as devidas alterações ao seu estilo de vida. O stress é um fator comum no aumento de peso, pois contribui para acumulação de gorduras ou e a desaceleração do metabolismo.

Portanto, concentre-se na redução do stress crónico de longo prazo, para que consiga facilitar a perda de peso. Arranje tempo para si, para tratar da sua saúde mental e relaxar de vez em quando.

Medicação certa

Se o seu plano de perda de peso incluir algum tipo de medicação, não se esqueça que a insulina deve fazer parte da sua rotina. Um suplemento como o Keto Balance constitui uma alternativa saudável à insulina, em vez de a eliminar por completo.

Mesmo que não seja recomendado a sua toma individual, tente encontrar um medicamento que inclua os ingredientes certos. Para além disso, verifique sempre se há alergénios no produto, que possam não só restringir o seu plano, mas também afetar o seu corpo.

Alguns ingredientes que contribuem para o seu plano de perda de peso, ao mesmo tempo que promovem a ingestão saudável de insulina, são:

  • Berberina – um suplemento eficaz para planos de perda de peso. Ajuda na regulação do índice de massa corporal e inibe a obesidade. É bastante benéfico, uma vez que permite que a insulina funcione simultaneamente. Este suplemento tem outros benefícios, tais como a redução do colesterol e de doenças cardíacas.

 

  • Naringina – para além de prevenirem doenças no estômago e de funcionarem como antioxidantes, os suplementos de naringina ajudam na regulação dos níveis de glicose. Estes reduzem níveis elevados de glicose, melhorando a intolerância à glicose e diminuindo a resistência à insulina. A naringina também melhora o metabolismo e complementa seu plano de perda de peso.

 

  • Crómio – O crómio não afeta diretamente o seu peso nem reduz a obesidade, mas algumas das suas propriedades certamente contribuem para o seu objetivo. Um suplemento de crómio ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis e melhora o uso da insulina no seu corpo.

 

  • Extrato de canela – A canela em pó é um extrato de evergreen, que reduz o vício de comer alimentos ricos em gordura em excesso. Tem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, que promovem um corpo saudável em geral. Embora não seja a melhor solução a longo prazo, pode ajudar a atingir pequenas metas de perda de peso.

Resumindo…

É altamente recomendável que consulte um médico antes de iniciar mudanças radicais no seu estilo de vida. Um médico ajudá-lo-á a traçar um gráfico de calorias, planos dietéticos, rotinas de exercícios e medicamentos adequados ao seu corpo.

Antes de começar a ingerir suplementos que sugerem diversos benefícios para a perda de peso, certifique-se de verificar o seu conteúdo. Certifique-se de consumir os ingredientes nas quantidades certas, não mais ou menos do que as dosagens necessárias.

A Surpresa Natural possui uma gama de produtos para emagrecer, como o Keto Balance, que inclui todos os suplementos necessários e promove um corpo saudável.

RELATED ARTICLES