O quê, o porquê e o como da Vitamina B12

News

Essenciais para as funções corporais, as vitaminas são compostos orgânicos que desempenham diferentes funções e que nos ajudam a manter uma vida saudável. Das vitaminas 13 essenciais, aquela que mantém os nervos do nosso corpo e as células sanguíneas saudáveis e ajuda a formar o ADN é a vitamina B12, também conhecida como cobalamina. Esta é, sem dúvida, umas das vitaminas mais importantes.

A vitamina B12 é uma vitamina hidrossolúvel, encontrada em diferentes alimentos de origem animal, tal como o peixe, a carne, os ovos, etc. Pode também ser encontrada em alguns alimentos fortificados, como é o caso do pão e do leite de origem vegetal.

A B12 é um elemento indispensável para o sistema imunológico e para a saúde cerebral. No entanto, a deficiência desta vitamina é bastante comum na maioria dos idosos. Vamos então descobrir tudo o que precisamos de saber sobre esta vitamina.

Principais benefícios da B12

Numa sociedade que funciona a um ritmo tão acelerado, saltar refeições e dar preferência à comida de plástico em vez de a alimentos saudáveis é um erro comum que todos acabamos por cometer. Desta forma, existe uma grande possibilidade de o nosso corpo perder vitaminas essenciais.

Muitas pessoas acabam por consumir suplementos dietéticos para evitar estas más escolhas que são prejudiciais à saúde. Mas de que forma exatamente é que a vitamina B12 nos consegue ajudar?

Ajuda a manter uma boa memória

Os “Methyl Groups” são extremamente importantes para o nosso cérebro, uma vez que desempenham um papel fundamental na regulação da função cerebral. Isto inclui diferentes funções psicológicas tais como a existência de um padrão de sono, a regulação da memória, do comportamento, da capacidade crítica, do humor, etc.

O nosso cérebro requer certas quantidades de methyl-B12. Só assim é capaz de manter neurotransmissores saudáveis e de gerar energia suficiente, realizando também uma diversidade de reações enzimáticas.

A deficiência de vitamina B12 pode afetar gravemente a nossa memória.

Regula a saúde intestinal

Conforme mencionado anteriormente, a vitamina B12 pode ter origem animal, estando presente no peixe, na carne de vaca, de porco, entre outros. Por esta razão, muitos vegans e vegetarianos apresentam níveis reduzidos de B12.

Dito isto, a absorção de vitamina B12 pelo nosso corpo é essencial para a regulação e o normal funcionamento do sistema digestivo, podendo ainda melhorar a nossa saúde em geral.

Pode prevenir defeitos congénitos críticos

Para uma gravidez saudável, é necessária a presença de uma grande quantidade de vitamina B12 no corpo da mãe, uma vez que, segundo os especialistas, o feto precisa desta vitamina para desenvolver o seu sistema nervoso e o cerebral.

 A falta de vitamina B12 pode aumentar o risco de defeitos congénitos, sendo que um deles inclui defeitos no tubo neural. Para além disso, o défice de B12 na progenitora levar ao aborto espontâneo ou a um parto prematuro.

Pode reduzir o risco de desenvolvimento de degeneração macular

A degeneração macular é uma doença ocular rara, relacionada com a idade, que afeta principalmente a área central da retina. A existência de níveis altos de vitamina B12 no nosso corpo podem ajudar na prevenção contra esta doença.

Melhora a sua disposição

A vitamina B12 pode melhorar significativamente a nossa disposição e estado de espírito. Apesar de os efeitos desta vitamina sobre o humor sejam imprecisos, estudos demonstram que a B12 ajudou várias pessoas a sentirem-se melhor.

A vitamina é conhecida por metabolizar e sintetizar serotonina. A serotonina é uma molécula química integral que regula o seu humor. A deficiência de vitamina B12 pode ou não levar à diminuição da produção de serotonina, podendo até, em certos casos, levar à depressão.

Desempenha um papel fundamental na prevenção de anemia

A vitamina B12 ajuda o nosso corpo a produzir glóbulos vermelhos. Logo, o contrário também se pode verificar: um nível reduzido de B12 pode, portanto, diminuir a formação glóbulos vermelhos.

Células sanguíneas saudáveis são um fator vital para todos os seres humanos. Estas células são redondas e pequenas. Se crescerem e ficarem com uma forma oval, pode ser um indício de deficiência de vitamina B12.

A falta desta vitamina pode também causar anemia; náusea, fraqueza e fadiga são alguns dos sintomas.

Aumento da energia

Os suplementos de vitamina B12 são conhecidos como os produtos ideais para aumentar a nossa energia. Embora a B12 não forneça a energia em si, esta pode causar um grande impacto e ajudar na produção da mesma pelo nosso corpo.

Logo, se tem falta de energia, é possível que tenha défice desta vitamina.

Ajuda a pele, cabelo e unhas saudáveis

A vitamina B12 tem uma infinidade de benefícios para o nosso corpo. Esta vitamina ajuda no crescimento saudável do cabelo, uma vez que promove a produção de glóbulos vermelhos, ricos em oxigénio, que alimentam os folículos capilares.

A B12 também facilita na absorção de ferro pelo corpo. Quer o ferro quer a vitamina B12 são necessários para mantermos umas unhas fortes e saudáveis.

A deficiência desta vitamina pode levar a que a nossa pele tenha uma aparência opaca, bem como aumentar a propensão para o aparecimento de manchas, acne e secura.

Pode promover a saúde cardiovascular

Níveis elevados de homocisteína no sangue podem aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas. Estudos sugerem que a vitamina B12 reduz os níveis de homocisteína.

Apesar de ser necessário realizar mais pesquisas para apoiar esta afirmação, se incluirmos na nossa dieta alimentos ricos em vitamina B12 podemos, portanto, reduzir o risco de sofrermos uma doença cardíaca.

Sinais e sintomas que sugerem a deficiência de Vitamina B12

Pessoas vulneráveis à deficiência de vitamina B12:

  • Os idosos;
  • Pessoas que tomam metformina, uma droga usada para tratar os diabetes;
  • Pessoas que tomam medicamentos antiácido para a azia;
  • Pessoas que seguem uma dieta vegan restrita;
  • Pessoas que fizeram cirurgias que interferiram na absorção da B12.

Seguem alguns dos sinais e sintomas da deficiência de B12 mais comuns:

Pele pálida e com icterícia

Pessoas com deficiência de B12 podem ter um aspeto pálido e os olhos esbranquiçados, parecendo até que têm icterícia.  Isto acontece principalmente devido à redução da produção de células sanguíneas.

Como já foi mencionado, a vitamina B12 desempenha um papel eficaz na produção de ADN. Portanto, é frequente que pessoas com deficiência desta vitamina sofram de anemia megaloblástica.

Náusea e fraqueza

Fadiga, náuseas e fraqueza são sintomas comuns de deficiência de vitamina B12, uma vez que os glóbulos vermelhos não são capazes de transportar oxigénio suficiente para o corpo todo.

Sensibilidade a agulhas e alfinetes

Um efeito secundário grave da deficiência de B12 é a deterioração dos nervos. Sem os níveis suficientes de B12, a mielina é produzida de forma irregular pelo nosso corpo, podendo levar ao mal funcionamento do sistema nervoso.

Tudo isto pode levar a parestesias, que são sensações cutâneas semelhantes à sensação de formigueiro nos pés e nas mãos.

Alteração da mobilidade

A deficiência de B12 pode levar a desequilíbrios e alterações na coordenação do sistema nervoso. Estes sintomas geralmente ocorrem quando a deficiência de B12 é diagnosticada em pessoas com idade mais avançada.

Úlceras bocais e glossite

Usando termos simples, glossite é uma inflamação na língua. Quem sofre de glossite nota primeiramente uma mudança na forma e na cor da língua, sendo que, numa fase mais avançada, pode tornar a língua fique vermelha, inchada e sentir bastante comichão.

Estudos sugerem que a deficiência de vitamina B12 pode ainda causar úlceras na boca.

Tonturas e falta de ar

Tonturas e falta de ar podem ser indicativos de falta de B12, uma vez que o sangue não detém glóbulos vermelhos em quantidades suficientes. Estes sintomas podem favorecer o aparecimento de anemia.

Se costuma sentir falta de ar deve consultar o seu médico, até porque estes sintomas podem surgir devido a causas variadas.

Efeitos secundários e dosagem

Os suplementos de vitamina B12 são seguros para uso. Mesmo que a quantidade ingerida seja superior à recomendada, os efeitos secundários não serão graves. No entanto, há que ter em atenção que a dose diária recomendada de B12 para adultos é cerca de 2,4 microgramas.

Tomado em excesso, podem sim existir efeitos secundários associados à sua toma. Estes incluem vómitos, náuseas, dores de cabeça, tonturas e ansiedade.

Diagnóstico para o tratamento da deficiência da Vitamina B12

Normalmente, os médicos irão pedir que faça mais do que um teste, de modo a verificar se de facto existe falta de B12. Estes testes podem incluir:

  • Hemograma: analisa a forma e faz a contagem das células sanguíneas;
  • Nível de vitamina B12: este teste determina o conteúdo de vitamina B12 no sangue;
  • Anticorpos de fator intrínseco: usado para determinar se a pessoa tem anemia perniciosa;
  • Teste de Schilling: utiliza a forma radioativa da B12, de modo a compreender o quão bem a pessoa é capaz de absorver esta vitamina;
  • MMA (nível de ácido metilmalónico): este teste permite identificar a quantidade de ácido metilmalónico no nosso corpo. Se existir falta de vitamina B12, o nível de MMA será mais elevado.

 Esses testes podem ajudar a identificar se existe ou não deficiência de vitamina B12.

Em conclusão

A vitamina B12 é um nutriente extremamente importante. O nosso corpo não é capaz de a produzir por conta própria; por isso, é necessário que tenhamos uma dieta rica em vitamina B12 ou, em alternativa, devemos recorrer à suplementação.

Vegetarianos, mulheres grávidas e que estejam a amamentar têm um risco de deficiência de B12 mais elevado. Desta forma, se notar algum dos sintomas mencionados anteriormente, por favor consulte o seu médico.

Para uma alimentação equilibrada, pode também pesquisar quais os alimentos com alto teor de vitamina B12 que podem ser inseridos na sua dieta.

RELATED ARTICLES